Um Governo que trabalha para as Pessoas

Informativo Abril/2018 - nº01


Este material foi feito para você, Cidadão Votuporanguense
Este trabalho tem o objetivo de entregar em suas mãos um resumo sobre as principais ações feitas pela Prefeitura de Votuporanga em 2017.
São melhorias nas áreas da saúde, educação, segurança, meio ambiente, esporte, cultura, assistência social e muito mais!
O Governo Municipal está empenhado em trabalhar com responsabilidade e honestidade por uma cidade ainda melhor para todos.
O desafio é fazer mais com menos. Em pouco tempo e com bom gerenciamento dos recursos, a Prefeitura entregou diversas obras e melhorias em 2017 e prepara muitas outras que devem ser inauguradas em breve, sempre com o importante apoio da Câmara de Vereadores e de diversas instituições da nossa cidade.
Mesmo com orçamento apertado, a Prefeitura conseguiu manter o menor reajuste do IPTU dos últimos tempos e também praticou o menor reajuste na conta de água dos últimos nove anos.
Com uma administração empenhada e com responsabilidade com o dinheiro público, vamos comemorar muitas novas conquistas nos próximos anos! Pode acreditar.
Seguimos juntos, por uma Votuporanga cada vez melhor e que nos enche de orgulho!
Saúde em primeiro lugar
Coletas são realizadas de terça e quinta Agende, 17 3426-7530
  • SANGUE É VIDA
    Prioridade para a Prefeitura, a criação da Unidade de Coleta de Sangue em Votuporanga mostra resultados favoráveis. Em 8 meses, foram coletadas 1.500 bolsas de sangue.

Letícia Xavier, estudante da rede municipal de ensino
  • Dentista ao seu alcance
    Para levar atendimento odontológico gratuito para as crianças nas escolas, a Prefeitura criou o Odontomóvel e atendeu 2,7 mil alunos em 2017. Na rede pública, foram 34,4 mil consultas de dentistas.

Inauguração da UBS “Dona Nina”, em julho de 2017
  • Estrutura que salva vidas
    Com as inaugurações da UBS “Dona Nina” e ampliações do UBS “Jonas Pires Correa”, os atendimentos foram ampliados. E não pára por aí. Estão em construção mais três consultórios municipais

Veículos adquiridos para a saúde
  • Transporte de vidas
    Para completar a frota da rede municipal de saúde, a Prefeitura adquiriu 4 novas ambulâncias, ampliando o transporte em Votuporanga.

Nova equipe de agentes para ampliação do controle de endemias
  • Pessoas que cuidam de pessoas
    As equipes da saúde também foram ampliadas e treinadas para melhorar os atendimentos; 920 pessoas passaram pela qualificação de atendimento à primeiríssima infância e mais 29 novos agentes foram contratados para o controle de endemias.

1,6 mil consultas foram para as gestantes em 2017
  • Atendimentos para todos
    A rede municipal de saúde, com suas ampliações estratégicas, atendeu 330 mil consultas no último ano. Com cuidados especiais para a saúde da mulher e da criança.

Educação nota 10
Alunos da rede municipal de ensino em aula
  • Ensino de qualidade para todos
    Com mais de 7,3 mil alunos matriculados na rede municipal, a Prefeitura de Votuporanga realizou uma série de melhorias para oferecer ensino de qualidade para todas as crianças.

  • UNIFORMES E TÊNIS GRATUITOS
    A Prefeitura investiu mais de R$1 milhão de reais para oferecer kit uniforme para os estudantes. Foram mais de 7,3 mil kits, compostos por duas camisetas (com e sem manga), duas bermudas e um par de tênis.

Merenda distribuída durante o intervalo das aulas
  • Merenda de qualidade
    A merenda de qualidade faz parte do processo de aprendizado escolar. A Prefeitura forneceu mais de 2,8 milhões de refeições, em 40 unidades da rede municipal de ensino no ano passado.

Frota completa para transporte de alunos, inclusive cadeirantes, equipe administrativa e mobiliário
  • Novos veículos para o transporte escolar
    Em 2017, a Prefeitura transportou 1,2 mil alunos por dia com segurança e conforto. Para ampliar o serviço, 16 novos veículos foram adquiridos para completar a frota da Secretaria da Educação.

Aulas interativas e divertidas
  • Educação digital
    Todas as salas de aula das escolas da Prefeitura contam com Lousa Digital! Mais interativas, as aulas com o uso do equipamento otimizam a compreensão dos alunos, de jeito atrativo e produtivo.

Rede municipal de ensino conta com parquinhos e espaços lúdicos em todas as unidades
  • Parquinhos e espaços lúdicos
    Em Votuporanga, todas as unidades da rede municipal de ensino contam com parquinhos e espaços lúdicos. Estruturadas para estimular a imaginação e o aprendizado dos alunos, nossas escolas contribuem para tornar as horas de estudo ainda mais divertidas e prazerosas.

Capacitação contra incêndios ministradas no Polo UAB
  • Escola protegida contra incêndio
    Prioridade para a Prefeitura, a máxima proteção contra incêndio, treinamento de brigadas, emergências e primeiros socorros oferecido para os colaboradores escolares foi um marco de segurança. Um verdadeiro passo à frente.

Laboratórios totalmente equipados
  • Laboratórios de informática
    Todas as escolas da rede municipal de ensino agora contam com laboratórios de informática completos. Acessório que a Prefeitura fez questão de oferecer aos estudantes e professores.

Passeio escolar ao Horto Florestal
  • Educação ambiental
    Desde os primeiros anos escolares, a educação ambiental é indispensável. A Prefeitura plantou a semente do conhecimento nos alunos e já colhe os frutos com uma cidade mais arborizada.

Desenvolvimento econômico comprovado

1,6 MIL CERTIFICADOS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Com a qualidade de ensino SENAC, SENAI e IFSP, os cursos de qualificação profissional do CTMO oferecidos pela Prefeitura no Centro do Empreendedor já formaram e certificaram mais de 1,6 mil pessoas para o mercado de trabalho.

  • Universidade para Todos
    Temos em Votuporanga a Universidade Aberta – UAB com diversos cursos de graduação gratuitos. Em 2017, ganhamos também a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), uma universidade pública exclusivamente voltada para a Educação à Distância (EAD) com padrão de qualidade de instituições públicas estaduais, como Unesp, USP, Unicamp e muitas outras.

Votuporanga ficou em 13o entre as cidades que mais empregam no Brasil
  • Geradora de empregos
    Por meio das ações do Centro do Empreendedor, também conhecido como “Poupatempo do Trabalhador”, Votuporanga ficou em 13o entre as cidades que mais empregam no Brasil, com um saldo positivo de 2.081 novas contratações.

  • Centro do Empreendedor
    O espaço conta com Sala do Empreendedor, Banco do Povo, PAT, INCRA, INSS digital (aposentadoria), CTMO, SUTACO e Espaço Empresarial.

Nova sede do PAT está localizada junto ao Centro do Empreendedor
  • Mais conforto e agilidade no atendimento ao trabalhador
    Desde o ano passado, o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) está instalado em uma nova sede, localizada junto ao Centro do Empreendedor, com estrutura física ampliada e adequada para receber a população com mais conforto e agilidade.

  • Reajustes menores
    No último ano, a reajuste de IPTU e água realizados pela Prefeitura foram os menores dos últimos anos. Economia que faz a diferença para o bolso do trabalhador.

Uma cidade organizada e mais segura
Votuporanga ganhou 5 novos cruzamentos com instalação de semáforos
  • AGENTES NA ESCOLA
    A Prefeitura colocou mais Agentes de Trânsito para atuar próximo das escolas em período de entrada e saída de alunos e também ampliou a Atividade Delegada. Certificação de segurança para os pedestres e melhor mobilidade para os veículos.

Sinalizações realizadas recentemente
  • Novas placas
    Progressivamente, a Prefeitura melhorou a sinalização das ruas com 2 mil novas placas de nomes instaladas e outras 2 mil já estão em licitação.

Sinalizações realizadas recentemente
  • Pintura de solo
    No solo, foram pintados 32,5 mil metros distribuídos pela cidade.

  • Mais educação, menos imprudência
    Com todo o trabalho de educação e fiscalização realizado pela Prefeitura, as melhorias no trânsito já mostraram-se eficientes. Desde 2017, o número de multas caiu em 30%.

Muito mais cultura para você
  • Inspiração musical
    Mais de 1 mil crianças e adolescentes participam das oficinas musicais na Escola de Artes. Violino, violão, flauta, percussão popular e bateria são alguns dos instrumentos ensinados pelo projeto da Prefeitura.

  • Centro Cultural da Região
    Marca da liderança de Votuporanga como sede regional de projetos culturais foi a sétima edição do Festival Literário de Votuporanga (FLIV), em 2017, que reuniu mais de 70 mil pessoas no Parque da Cultura, incluindo crianças e adolescentes.

A acessibilidade à cultura foi 100% garantida na Biblioteca Municipal
  • 100% acessibilidade
    Com estrutura diferenciada, a acessibilidade à cultura foi 100% garantida na Biblioteca Municipal, com livros em braile e equipamentos de ampliação de imagens e leitura em áudio das obras disponíveis.

Foram mais de 600 eventos durante o ano de 2017
  • Mais de 600 eventos
    Totalmente gratuitos, a Prefeitura trabalhou intensamente para oferecer atividades e entretenimento diversificado para toda a população.

Sessão de cinema nos bairros
  • Sessão de cinema gratuito
    Quando o assunto é cultura, a Prefeitura priorizou o acesso à sétima arte. Sessões de cinema gratuitas, feitas em áreas abertas de alguns bairros, para a contemplação e diversão em família são um sucesso de público.

Carinho e atenção às pessoas
Inclusão da comunidade carente ao mercado de trabalho
  • Votuporanga em Ação
    A Prefeitura criou o programa emergencial Votuporanga em Ação, para auxílio desemprego. O benefício atende mais de 430 pessoas, com 60 novas vagas criadas, em 2017, e mais 30 vagas pelo projeto Frente de Trabalho.

  • Projeto soldado mirim
    Implantado pela Prefeitura para realizar atividades sócio-recreativas e palestras dinâmicas, o Projeto Soldado Mirim já formou 50 crianças e adolescentes, entre 10 e 14 anos, que vivem em situação de risco social.

Peças expostas para doação
  • Cabide Solidário
    O Cabide Solidário da Prefeitura de Votuporanga doou mais de 1,8 mil peças de roupas, entre vestuário, enxoval e calçados, para homens, mulheres, crianças e bebês da população menos favorecida.

Equipamentos novos de cozinha doados a entidades pelo FUNDAFRESP
  • Doação de kits cozinha
    As entidades assistenciais de Votuporanga receberam a doação de 50 kits de cozinha, com o objetivo de melhorar a qualidade de trabalho dos assistentes sociais e das refeições aos atendidos.

CRAS, CREAS, CRAM e CAEF oferecem proteção especial
  • Atendimentos em assistência social
    Totalizando mais de 40 mil atendimentos, a Prefeitura cuidou para que toda a população de mulheres, moradores de rua, idosos, egressos prisionais e outros tivessem à sua disposição serviços de assistência social e direitos humanos.

  • Aumento de 6% no repasse para as entidades assistenciais
    Para suprir todas as necessidades, a verba direcionada para as entidades assistenciais de Votuporanga conquistou um aumento em seu valor. O montante atual contabiliza 6% a mais.

Respeito ao meio ambiente
  • Horto florestal
    Reaberto em 2017, o Horto Florestal foi revitalizado para receber visitas durante todos os dias da semana. Além disso, seu espaço é utilizado para educação ambiental das crianças em período escolar.

Arborização de Votuporanga está acima da média da OMS
  • Cidade arborizada
    Com mais de 23 mil novas árvores plantadas em 2017, Votuporanga é mais arborizada do que a média. As novas mudas estão sendo plantadas pela Saev Ambiental em áreas de preservação ambiental, praças, canteiros e também por empresas privadas em novos loteamentos.

Arborização de Votuporanga atinge ótimos números
  • Disque árvore
    Simples e rápido, o disque árvore oferece o plantio gratuito de árvores em calçadas. Com quase 1 mil mudas plantadas, o serviço da Prefeitura é realizado em residências, comércios e indústrias.

Foram atendidos 150 bairros em 2017
  • Cidade limpa
    O projeto Cidade Limpa é realizado em parceria com a TV Tem. O mutirão da limpeza, em 2017, recolheu 28 caminhões de lixo e materiais inservíveis, ou seja, um total de 780 toneladas de resíduos.

Para saber quando será a poda em seu bairro, acesse o site da Saev Ambiental
  • Poda gratuita
    Aprovada com unanimidade, a poda gratuita de árvores de calçada é uma facilidade que garante o corte correto das copas das árvores, sem interferir em seu crescimento. No total, foram podadas mais de 22 mil árvores pela Prefeitura.

Saev Ambiental é a Autarquia responsável pelo abastecimento de água em Votuporanga
  • Fornecimento de água ampliado em diversos bairros
    A Saev Ambiental se prepara para dar início às obras do novo poço profundo do Monte Verde, na região oeste de Votuporanga. O sistema contribuirá para a ampliação do abastecimento hídrico em diversos bairros, garantindo que não falte água na cidade pelos próximos 30 anos.

Aberto todos os dias, das 08h às 20h
  • Ecotudo
    Mais que ecopontos, os Ecotudos de Votuporanga tornaram-se referência regional para a gestão de lixo residencial descartado. Para ampliar a qualidade do serviço, a Prefeitura reestruturou as três unidades em 2017.

Formando uma Geração Esporte
  • O espetáculo do esporte
    Mais de 600 alunos integram as turmas do balé municipal. O esporte, muito querido pela população, além de estimular a atividade física, promove a realização de espetáculos culturais e entretenimento.

Prefeitura apoia grandes atletas da cidade
  • Profissionais que valem ouro
    Votuporanga também está presente em diversas competições profissionais por todo o país. Ao todo, a Prefeitura ofereceu apoio a 280 atletas de diferentes modalidades.

  • 3,8 mil alunos nas Escolinhas de Esporte
    A Prefeitura investiu e incentivou ainda mais a prática de atividade física pela população. Com mais de 3,8 mil participantes, diversas praças esportivas oferecem aulas em mais de 16 modalidades diferentes nas Escolinhas de Esporte para crianças, adolescentes, adultos e idosos.

  • Sede de grandes jogos regionais
    A qualidade da estrutura esportiva em Votuporanga faz com que a cidade seja sede de grandes competições. Em 2017, sediamos o JORI, com a maior etapa já realizada em número de participantes, e em 2018 vem aí os Jogos Regionais com a presença de milhares de atletas profissionais.

Piscina com padrões internacionais para campeonatos
  • Um mar de possibilidades
    O Parque Aquático “Savério Maranho” faz parte da estrutura do programa Centro de Formação Esportiva de Natação, edificado para a formação e personalização de novos profissionais da natação que será inaugurada em breve.

  • Praças esportivas, saúde para todos
    Com oito praças esportivas ao ar livre recém reformadas, a Prefeitura já implantou um total de 13 espaços em diversos pontos da cidade. É acesso de atividades físicas que estimulam o esporte e a saúde para a população.

Obras Inauguradas

Obras em todas as regiões da cidade


  • Consultório “Dona Nina”



  • Ampliação da Unidade Básica de Saúde “Dr. Jonas Pires Correa”



  • Mutirão tapa-buraco – 1,2 mil toneladas de massa asfáltica aplicada em diversos pontos da cidade



  • Unidade de coleta de sangue



  • Inauguração do Conjunto Habitacional São Lucas



  • Centro do Empreendedor



  • Reforma do Centro de Controle de Zoonoses



  • Melhorias no bairro Cidade Jardim



  • Revitalização do Horto Florestal



  • Ampliação do Centro de Eventos “Helder galera”



  • Recuperação da Vicinal “Adriano Pedro Assi” - Estrada da 27



  • Canal do córrego Boa Vista



  • Reforma nos campos da Ferroviária e de Simonsen



  • Mutirão da Limpeza de avenidas, praças e áreas verdes




  • Nova sede do CAEF Votuporanga - Central de Atenção ao Egresso e Família

  • Nova sede do Conselho Tutelar

  • Sede da Procuradoria Geral do Município - PGM

Obras em Andamento

Obras em todas as regiões da cidade


  • Mutirão do recape – investimento de R$5 milhões em recursos municipais, estaduais e federais



  • Consultório Municipal do Bairro Carobeiras



  • Unidade Básica de Saúde “Daniele Cristina Lamana”



  • Unidade Básica de Saúde “Carmen Martins Maria Moretin”



  • Construção de creche no bairro Jardim Itália



  • Inauguração do Parque Aquático



  • Reforma em três escolas: Pieroni, Clary e Faustino



  • 21 unidades escolares equipadas e protegidas com treinamento contra incêndio e brigada



  • Revitalização da Avenida João Gonçalves Leite



  • Revitalização da rua Santa Catarina e trecho da rua Amazonas



  • CRAS Noroeste



  • Construção do Centro de Convivência do Idoso (CCI)



  • Cobertura e iluminação da Arena Plínio Marim



  • Construção da nova sede do Tiro de Guerra



ESTRUTURA PARA O FUTURO
  • Duplicação do trecho inicial da Estrada 27

  • Prolongamento da Av. Pansani, interligando com a Estrada 27

  • Centro de Proteção da Vida Animal – Recanto dos Focinhos

  • Nova Creche nos bairros Vida Nova

  • Nova Creche próximo ao Cidade Jardim

  • Escola Estadual na Zona Norte

  • Obras de transposições da Linha Férrea

  • Estação de Tratamento de Esgotos da Vila Carvalho Policlínica

  • Infraestrutura do 7o Distrito Industrial – Simonsen

  • Obras anti-enchentes completas da avenida José Silva Melo

  • Transposição do Córrego do Curtume – Interligação da Av. Mário Pozzobon

  • Ampliação do Centro de Eventos “Helder Galera”

  • Ampliação do Cemitério e Velório de Simonsen

  • Lar Viver Bem

  • Tiro de Guerra

  • Reforma de praça na Estação e Praça Adilson Ribeiro (comerciários)

  • E muito mais...

Por Galiás Comunicação.